últimas
Redação
quarta-feira, 27 de março de 2019

Info Post
Uma infestação de caramujos africanos está preocupando moradores do bairro Portinho, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Para eles, o problema tem relação com terrenos abandonados que, além de estarem com mato alto, têm acúmulo de lixo e entulho.

Além dos caramujos, os terrenos baldios também atraem outros tipos de pragas como ratos, e contribui para a proliferação de mosquitos, que podem causar doenças para as pessoas e animais.

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, informou que existem outras duas ocorrências de surgimento de caramujos, um no bairro Jacaré e outro na Ogiva.

Os caramujos africanos podem transmitir, por meio do muco que produzem para se deslocar, verminoses conhecidas como angiostrongilíases. A contaminação também pode acontecer por meio da ingestão de verduras e hortaliças sujas com o muco do caramujo.

A Prefeitura reforçou que, apesar dos registros de casos nos bairros citados, não há registros da doença em Cabo Frio, até o momento.